sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Edital apoia núcleos de pesquisa em Agroecologia para Agricultura Familiar

Investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário é de R$ 16,2 milhões


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram edital (Nº 058/2010) para implantar e consolidar Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia em instituições de ensino superior. O objetivo é apoiar propostas de pesquisa científica e extensão tecnológica para agricultura familiar no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). O investimento do MDA é de R$ 16,2 milhões.


O edital contempla duas chamadas públicas. A Chamada 1 é direcionada para projetos que desenvolvam atividades de extensão rural com foco em inovação tecnológica adaptadas e orientadas para a sustentabilidade da atividade produtiva da agricultura familiar. A Chamada 2 apoia projetos destinados à implantação de 54 Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia em instituições de ensino no Brasil.


A íntegra do edital encontra-se disponível nos portais do MDA (www.mda.gov.br/saf/dater) e do CNPq (http://www.carloschagas.cnpq.br). As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente pela internet, até as 18h do dia 11 de novembro.


O edital determina que as propostas devem ser apresentadas por professor/pesquisador que tenha, no mínimo, o título de mestre e esteja vinculado a uma instituição pública de ensino superior (universidades federais e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia), comunitária e confessionais, e instituições governamentais e não governamentais de assistência técnica e extensão rural, todas sem fins lucrativos.


O coordenador geral da Coordenação de Formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da SAF, Francisco Roberto Caporal, explica que, com o edital, o Brasil passará a contar com cerca de cem Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia.


– Isso vai contribuir para ampliar o debate sobre um novo modelo de ensino e pesquisa no contexto do ensino superior – afirma Caporal.


Dados da SAF apontam que, atualmente, existem mais de cem cursos de Agroecologia no país.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog