sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Agroecologia Para Quem ?

A Agroecologia toma como unidade de estudo os agroecossistemas, e estes como o resultado da co-evolução da natureza e dos grupos sociais que nela intervêm,com suas distintas formas de conhecimento,organização,tecnologias e valores.Estes,portanto,são sistemas onde os ciclos minerais,as transformações de energia,os processos biológicos e as relações socioeconômicas devem ser investigados e analisados como um todo.
Portanto,a Agroecologia corresponde ao desafio de encontrar estratégias que permitem entender a natureza da agricultura como uma co-evolução entre cultura e ambiente natural desde uma perspectiva histórica ,para assim manter ou recuperar,conforme o estado do agroecossistema em questão e seu equilíbrio original.
Assim, a Agroecologia não pretende eliminar a intervenção humana nos ecossistemas,e sim entender a complexidade inerente a essa intervenção em cada agroecossistema. Deve-se ressaltar que a Agroecologia atribui grande importância à agricultura familiar tradicional, indígena, quilombola ou camponesa, como espaço destacado para o desenvolvimento de uma racionalidade ecológica.
Se a Agroecologia se propõe a desenhar e manejar agroecossistemas sustentáveis e construir estratégias de desenvolvimento rural sustentável englobando as dimensões ecológicas,sociais,culturais e econômicas,podemos afirmar que a Agroecologia é uma ciência que serve à sociedade como um todo, às gerações atuais e futuras, aos atores do mundo rural e urbano. Produzir, comercializar e consumir alimentos são atividades com profundo conteúdo ético e político que dizem respeito não apenas aos agricultores,mas toda cidadã e a todo cidadão, sendo uma questão para toda a sociedade,com sérias implicações para as gerações futuras.

Fonte: Marco Referencial em Agroecologia - Embrapa

Por: Aline Pereira Coelho @AlineGaia
Ambientalista/Graduanda em Gestão Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog