quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Construindo um Banco de Sementes

Com o objetivo de colaborar com a produção de sementes agrícolas tendo em vista o serviço aos Reinos da Natureza, as necessidades evolutivas das espécies, bem como a produção de alimentos saudáveis e de boa qualidade devemos refletir sobre as Sementes.
As plantas têm origem cósmica. São formadas segundo arquétipos, obedecem às leis de sabedoria profunda. Se fundamentada em vegetais crescidos sob essa ordem natural e elevada, a alimentação pode colaborar amplamente no desenvolvimento espiritual do homem. Devemos procurar criar ambiente favorável ao pleno desenvolvimento das plantas, pois isso ficará registrado nas suas sementes. Assim estaremos contribuindo na manutenção da diversidade e da riqueza das espécies.
O cultivo de sementes naturais é um serviço ao aperfeiçoamento da vida, pois as sementes são a sua base.
Sementes naturais são as originadas de plantas nativas, conhecidas também como “crioulas”, ”antigas” ou simplesmente variedades. Conservam as características mais puras de cada espécie. São sementes verdadeiras que não sofreram manipulações genéticas ditadas pelos interesses do homem, mas seu desenvolvimento é baseado nas leis e sabedoria universais. O Cultivo Orgânico ou Agroecólogicos, e sem aditivos químicos eleva ainda mais a qualidade dessas sementes.
Devemos buscar os Guardiões dessas sementes (pessoas que as preservam ao longo do tempo). Quando alguém se propõe a dar continuidade ao trabalho de salvar sementes, encontra muita cooperação e boa vontade entre os interessados em preservá-lo. Doam-nas amorosamente em pequena quantidade, pois o objetivo de quem as recebe é multiplicá-las.
Ao lidar com as sementes devemos buscar a simplicidade. A natureza é simples e faz tudo com muita segurança. Basta observá-la e segui-la. Plantar, coletar novas sementes e replantá-las o mais breve possível. Devemos ter como meta estar sempre plantando, pois, se estocamos as sementes por períodos longos, é como se a retirássemos do ritmo natural da Vida.
Se ficarem muito tempo armazenado, as sementes apresentam dificuldade de germinar, isto é, entram em dormência e é preciso usar técnicas para tirá-las desse estado.
Deve-se tomar cuidado evitando cruzamentos. É necessário plantar variedades de uma mesma espécie em épocas diferentes. As distâncias requeridas diferem entre espécies. Há vegetais que se autopolinizam, e que, portanto não ocorrem esse risco. Existem,pois,muitas particularidades a levar em conta ao lidar com o Reino Vegetal.
Busque orientação com os Guardiões das Sementes que pelo caminho encontrar. Busque orientação junto ao seu Eu interno.
Como ponto máximo da evolução da planta, as sementes concentram e registram toda a sua experiência ascensional. Elas contêm o núcleo de uma vida nova. Tudo o que há para se manifestar esta nelas preservado, pronto para emergir a qualquer momento, desde que se criem condições propícias. As sementes podem, portanto representar o nosso potencial interior, o que esta por vir, a possibilidade de um novo ciclo.


(Adaptado de Sinais de Figueira, 2003)

Um comentário:

  1. Achei lindo esse post.
    Realmente acho que algumas pessoas tem um certo "dom" ou um manejo diferente com as palntas. Eu não sei plantar, já tentei. Como não consigo, "uso" as pessoas ao meu redor. Meu marido tem uma habilidade e uma sabedoria incrível, e os cuidados então ficam comigo.
    Minha avó fazia com tanta destreza que ao me lembrar do que ela fazia, me emociono até hoje. Por isso mesmo não tendo tanta habilidade, gosto de ter plantas, e cultivar sementes sempre que posso, ao meu redor.
    Marina

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog