quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Essa Tal Agroecologia !!!

Porque precisamos da Agroecologia? Por que a Agroecologia? São essas questões que muitos ainda me perguntam e se perguntam. É possível afirmar que precisamos da Agroecologia como novo paradigma cientifico para a agricultura, para o desenvolvimento rural e para a própria organização da sociedade. Acima de tudo, é necessário um enfoque global da agricultura e do desenvolvimento rural, onde a interação entre os seres humanos e a terra, ou a sociedade e a natureza, não seja tratada apenas como uma questão econômica, cuja eficiência deriva da manipulação físico-química e do aporte de capital, senão como um processo complexo que pressupõe a compreensão do funcionamento dos ecossistemas e a preocupação com a justiça na repartição dos seus produtos.

A Agroecologia vem apresentar alternativas aos pressupostos produtivos levados a cabo durante o século XX, em especial a idéia imperiosa de maximizar os rendimentos de cultivos isolados, o monocultivo, sem se preocupar com efeitos ambientais e sociais das atividades agropecuárias. Sendo assim, a Agroecologia propugna por uma racionalidade ambiental em detrimento da racionalidade instrumental que, apesar de obsoleta para enfrentar problemas complexos, ainda domina concepções convencionais sobre o desenvolvimento da agricultura. O surgir de conseqüências não previstas no modelo de agropecuária empregado a partir da ultima metade do século passado, e a não consideração de tais evidencias na reorientação das estratégias produtivas, têm provocado pesados efeitos sobre a natureza, com elevados custos sociais para a humanidade e perda de competitividade em longo prazo.

É relevante rever o modelo de produção agropecuário, pois seus pressupostos originais não contemplaram as salvaguardas ao meio ambiente e saúde humana. Não há solução possível para a crise ecológica global sem uma ecologização do setor agroalimentar. O objetivo não deve ser somente maximizar os rendimentos, mas também aperfeiçoar-los de maneira sustentável: conseguir rendimentos, mas também otimizá-los de maneira sustentável: conseguir rendimentos ótimos compatíveis com a estabilidade dos agroecossistemas,com a qualidade do entorno em que se inserem estes,com a segurança alimentar de toda a população humana e com a inclusão social.
O conceito chave é não tratar as técnicas e tecnologias agropecuárias, simplesmente para produzir mais, mas para produzir melhor.

Enfim, a Agroecologia concretiza um esforço de construção de modelos de agricultura e de sociedade onde não haja custos socioculturais, ambientais econômicos ocultos. Dessa forma, a Agroecologia se constitui numa realidade concreta de construção de um novo conhecimento que parte da interação entre biodiversidade ecológica e a sociocultural local, dos saberes dos agricultores e dos técnicos envolvidos no processo de desenvolvimento. Compreendida dessa forma, a Agroecologia supera o conceito de extensão na medida em que a ação dos técnicos se dá pelo dialogo, respeito à cultura e à visão de mundo dos agricultores.

Por: Lorena Freitas @lohfreytas
Ambientalista/Tecnóloga em Agroecologia
lorenafreytas@yahoo.com.br

Créditos: Blog do Rancho >>  http://www.blogdorancho.com/2010/04/agroecologia.html#more

Um comentário:

Pesquisar este blog