quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Política, Planejamento e Gestão Ambiental Pública


O Homem é um animal político (Aristóteles). Toda a sociedade vive uma vida política constante, ou seja, de interações individuais e coletivas, na defesa de interesses e em busca de condições melhores.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o caminho adequado e reavaliando todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. É importante que ele seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções,lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade,interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.
A Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. Ela deve visar o uso de práticas que garantem a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do conjunto de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
O aumento dos problemas ambientais em nível global e a possibilidade de esgotamento dos recursos naturais, através da contaminação dos recursos hídricos, do ar e dos solos e, consequentemente da diminuição da qualidade de vida das populações têm levado os administradores públicos a buscarem novas soluções para esses problemas. Nesse sentindo, inúmeras ações têm sido experimentadas, visando encontrar alternativas para minorar os impactos ambientais, através do gerenciamento público, privado e da sociedade civil na direção de melhor qualidade de vida para os povos, bem como a conservação dos recursos naturais.

Por Natan Camilo Antunes
Bacharel em Agroecologia


####

Um comentário:

  1. Olá boa tarde por favor gostaria de saber qual é o emblema da profissão Gestão Ambiental.
    Aguardo.
    Att.
    Michely Dolce
    michelydolce@hotmail.com

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog