domingo, 14 de novembro de 2010

Orgânicos: Qualidade de Vida!

São várias matérias, posts, artigos, falando e mostrando da importância dos orgânicos. Já lemos vários e vimos vários.
Mais a alimentação baseada no cultivo orgânico, vai além do que imaginamos!
Ela não só trás qualidade de vida para quem se alimenta, mais para quem produz!
Um exemplo para vocês de como AGROTÓXICOS vem matando:

"Relatório de maio deste ano da Organização Mundial de Saúde estima em 3 milhões as intoxicações agudas por agrotóxicos, com 20 mil óbitos ao ano para o total dos países. "Destes, somente nos países em desenvolvimento, ocorrem 2 milhões e cem mil casos agudos, com 14 mil óbitos", informa a OMS."



O Brasil tornou-se um local de desova da sucata tecnológica desenvolvida pelo Primeiro Mundo chamada agrotóxico. Com a aprovação da ISO 14.000 os países do Primeiro Mundo cristalizam barreiras comerciais aos produtos com resíduos de agrotóxicos. E por isso se vende tanto veneno aqui. A mudança que está ocorrendo no planeta, porém, não altera o jogo do poder. Conforme assinala documento de dezembro de 1995 da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, o mundo está saindo para um nova "revolução verde", que de verde não tem nada. Entra a engenharia genética, a biotecnologia na história. Antes o produtor rural era dependente de sementes, fertilizantes químicos, agrotóxicos e banco; a chegada da engenharia genética, mantém a dependência.

Ao invés dos agrotóxicos, vêm o controle biológico, as plantas engenheiradas, os animais transgênicos, mas os donos são os mesmos. A aprovação da Lei de Patentes nesta Casa, com ovinos obedecendo ao mando dos Estados Unidos, com um presidente apático, mudo, fez com que a biodiversidade brasileira fosse entregue aos norte-americanos, cristalizando assim a nova fase da "revolução verde". O produtor vai ter que pagar para usar a semente de milho que colher na sua roça.

Por esses e outros acontecimentos o Cultivo Orgânico vem sendo apontado como a Salvação da Alimentação Mundial. Mais a me perguntam porquê tão caros. O valor se dá por causa da pouca demanda efetiva em nosso país, e por causa das exigências de certificadoras e gastos exorbitantes para a implantação dos cultivos.

Mais não é porque você não pode comprar orgânicos, que você não pode se alimentar de orgânicos. Muitos pequenos produtores rurais ainda não usam de agrotóxicos,pelo alto custo, e produzem suas hortaliças e grãos sem o uso dos mesmos. A gente tem a mania de comprar tudo pronto, rápido e fácil.Procure em sua cidade, comunidade vendedores de hortaliças, quem sabe você encontra um bem perto de você!?

Outra coisa, que podemos fazer por nós mesmos, diminuir o consumo de verduras e legumes industrializados, em casa faça sua pequena horta, pode ser feita em vasos, em garrafas pets, em pequenos jardins. Por que consumir uma alface banhada de pesticida, se você e seus filhos podem se alimentar com a alface que você plantou, você cultivou. Fora que o plantio e o cuidado com as plantas serve como uma terapia para corpo e alma.


Como pudemos ver, você pode se livrar do uso indireto dos Agrotóxicos! Nós do GaiaEcologia queremos que vocês levem uma vida mais Saudável e leve a todos essa mensagem: A Vida é para ser vivida com Qualidade e isso depende de suas Escolhas!

Por: Lorena Freitas
Ambientalista formada em Agroecologia

 

2 comentários:

  1. Oi visite o meu blog de design e meio ambiente, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Oi Lo amiga, o blog A HORA DO PLANETA É A SUA HORA. http://ahoradoplaneta.blogspot.com/2010/11/selo-premios-dardos.html , ofereceu ao "gaiaagroecologia", o Prêmio Dardos. Um abraço e continue com esse excelente trabalho. Parabéns pela conquista! Thais Inara

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog